quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO NORDESTE DO BRASIL E SUAS REPERCUSSÕES NA COMUNIDADE RURAL DE MIRANDAS, CARAÚBAS/RN.

 A gestão descentralizada dos recursos hídricos necessita de um contínuo processo educativo objetivando a participação ativa e comprometida dos cidadãos nas mais diversas esferas de decisão. Este trabalho apresenta a experiência em Educação Ambiental em uma comunidade rural do município de Caraúbas, estado do Rio Grande do Norte, recentemente abastecida por água de boa qualidade resultado do Projeto Água Subterrânea no Nordeste do Brasil (PROASNE). As ações educativas foram  desenvolvidas na comunidade e nas escolas da localidade buscando sensibilizar a população envolvida sobre a questão da água no semi-árido brasileiro, bem como das problemáticas ambientais da comunidade de um modo geral.

PROJETO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS PARA O NORDESTE DO BRASIL (PROASNE)
O Projeto de Águas Subterrâneas para o Nordeste do Brasil  tem como parceiros oficiais a Canadian International Developement Agency (CIDA), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais (CPRM), a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), a Comunidade Solidária.  Como parceiros informais tem a Companhia de águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, Secretaria de Recursos Hídricos (SERHID), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre outras.
O projeto envolve dois principais aspectos: o geológico e o social em três estados do nordeste do Brasil: Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.  O Rio Grande do Norte possui duas áreas pilotos: um na bacia sedimentar e outro no solo cristalino. O projeto que estamos inseridos faz parte da formação Açu aflorante na borda sul da bacia potiguar. No aspecto geológico, o projeto envolve uma pesquisa numa área sedimentar com aproximadamente 90 Km de extensão  por 15 Km de largura e abrange aspecto geológicos, hidrogeológicos, geofísicos e hidroquímicos.  
Os objetivos finais do estudo é de estabelecer um modelo hidrogeológico conceitual e de fluxo subterrâneo, uma conhecimento melhor das características físico-químicas da água, além de otimizar as condições de exploração de poços existentes e futuros, através de uma simulação de exploração do Aqüífero, proporcionando com isto  uma extração sustentável dos recursos hídricos subterrâneos.   
Em relação ao aspecto social, o projeto tem como finalidade a melhoria da qualidade de vida dos habitantes do Nordeste do Brasil afetados pela seca, através do desenvolvimento dos recursos de águas subterrâneas da região, proporcionando um acréscimo durável no fornecimento regular de água de boa qualidade.

 

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE

A Educação Ambiental tem sido colocada como importante ferramenta para o processo de mudança de comportamento do homem como também eficaz no despertar de uma evolução racional. A compreensão da questão ambiental deve romper as visões particularizadas e fragmentadas da realidade que, ao invés de elucidar, mascaram as causas da temática ambiental e levam a adoção de soluções equivocadas ao meio ambiente.
A educação ambiental realiza-se através de dois principais tipos de processos que podemos chamar de Educação Ambiental Formal e  Educação Ambiental não Formal. Por Educação Ambiental Formal compreendemos aquela que é realizada no âmbito da rede de ensino regular, através da atuação curricular. Tanto o planejamento quanto a execução de currículos tem como  objetivo a interdisciplinariedade, envolvendo atividades de ensino regular, extra-classe, núcleos de estudos ambientais onde participam professores, estudantes e funcionários da comunidade escolar.
A Educação Ambiental Não Formal, entretanto, opera através de programas direcionados para os aspectos bem definidos da realidade social e ambiental da localidade. Usa meios multivariados. Tem a função de informar e formar. Desta maneira, atua sobre e com a comunidade desenvolvendo ações na área da educação, comunicação, extensão e cultura. Tem ainda propósitos informativos para o esclarecimento e orientação de questões de ordem tecnológica, social e ambiental.
Desta maneira, a população envolvida necessita ter uma visão crítica da realidade da qual está inserida, identificando as causas e conseqüências dos problemas ambientais, estabelecendo um elo entre os fatores sócio-econômicos, políticos e culturais tanto à nível local, como à nível regional, nacional e transnacional.
O compromisso da Educação Ambiental é  com o novo projeto civilizatório, com a ética da promoção da vida, exigindo reflexões e ações a respeito das desigualdades, da pobreza, da exclusão da grande maioria ao acesso a bens e serviços, e das práticas e das relações de consumo. Uma das principais finalidades da educação ambiental viabilizar ações de transformação da sociedade embasadas em princípios de justiça, equidade, democracia, e sustentabilidade (Júnior, 2000).
A educação pode ser compreendida como uma estratégia de caráter social que possibilita aos indivíduos exercitar a criatividade e a desenvolverem suas capacidades, preparando-os ao pleno exercício da solidariedade na realização de ações comuns (Júnior, 2000).

Por Artur Santana

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