quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Educação Ambiental nas escolas
Diante do tema em questão, foi realizada uma reflexão sobre problemas ambientais gerados através de anos e anos de pouca informação, falta de conhecimento e até mesmo de total ignorância do homem às necessidades e cuidados na relação homem/meio ambiente. Destaca-se então, a imediata necessidade de ações educacionais que possibilitem ao homem ainda vivenciar muitos séculos de sobrevida na Terra.
Devemos considerar que a Educação Ambiental, para uma sustentabilidade efetiva, necessita de um processo contínuo de aprendizagem, baseado no respeito de todas as formas de vida, afirmando valores e muitas ações que contribuem para a formação social do homem e a preservação do meio ambiente. Nesse processo, levando em conta tais conceitos sobre a temática ambiental, observa-se que há necessidade de uma ação pedagógica direcionada de forma a integrar dialeticamente a totalidade do educando, buscando transformá-lo e, conseqüentemente, transformar o meio 1.
Dessa forma, a escola pode estabelecer tais vínculos através de ações e propostas pedagógicas numa perspectiva interdisciplinar, ou seja, contra a fragmentação do conhecimento e criando possibilidades para o desenvolvimento da Educação Ambiental como um todo, e também, contornando dificuldades que se encontram na aplicação das propostas estabelecidas em projetos pedagógicos nos diferentes contextos escolares como orientador de uma prática que, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais reflita que “mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos”.
Diante da perspectiva de implementação de projetos de Educação Ambiental, e sua contextualização, foi feita uma análise sobre a definição de Educação Ambiental utilizando a abordagem metodológica oferecida pela pesquisa bibliográfica estabelecendo um diálogo reflexivo entre a teoria e o objeto de investigação. A esse respeito à pesquisa foi baseada principalmente em textos fornecidos pela instituição Centro Nacional de Educação a Distância (CENED) responsável pelo curso Gestão de Resíduos Urbanos e algumas Leis, assim como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), e ainda artigos acerca da Educação Ambiental (Agenda 21, Carta da Terra).
A Educação Ambiental é aceita, cada vez mais, como sinônimo de educação para o desenvolvimento sustentável ou de educação para a sustentabilidade e, por esse motivo, é imprescindível a inserção de um projeto de Educação Ambiental no currículo escolar de maneira interdisciplinar em todas as práticas cotidianas da escola buscando a formação de uma sociedade consciente em face de um desenvolvimento sustentável.
A necessidade de uma educação que tenha como finalidade a formação de cidadãos ambientalmente cultos, intervenientes e preocupados com a defesa e melhoria da qualidade do ambiente natural e humano, reúne um largo consenso, tanto em nível internacional, como em nosso país, devendo constituir uma preocupação de caráter geral e permanente na implementação do processo de educação, pressupondo uma clara definição de intenções educativas e uma ambientalização dos conteúdos, estratégias e atividades de ensino-aprendizagem.
Para falarmos de Educação Ambiental precisaremos voltar muito no tempo e rever conceitos e atitudes radicalmente modificadas ao longo da evolução do homem na superfície da terra, quando o homem primitivo era parte integrada desse contexto geral (fauna, flora, água, ar) que chamamos Natureza. Com o passar dos tempos, o homem foi adquirindo um caráter distintivo, individualista e desintegrado ao meio em que vive.
Essa separação ser humano/natureza vem trazendo conseqüências desastrosas até as gerações de hoje, deixando clara a certeza que atitudes precisam ser tomadas em virtude da série de ações de deterioração da natureza através do homem. Vamos cuidar do nosso planeta, nos educando e agindo para progredirmos !

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