sábado, 14 de agosto de 2010

Coleta Seletiva

 Coleta Seletiva ou Recolha Seletiva é o temo empregado para o recolhimento dos materiais que são passíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre os materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais, vidros, metais e madeiras.
A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o seu valor de
(uso e) venda e diminui os custos de reciclagem.                                                                                      .
Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados em determinado município ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.

OLIXO
O lixo deteriorável (biodegradável), composto pelos restos de carne, vegetais, frutas, etc. é separção do lixo restante, podendo ter como destino os aterros sanitários ou entrarem num sistema de valorização de resíduos ou, ainda, usado no processo de compostagem para a formação do adubo natural.
No meio social, inicialmente, os resíduos resultantes da atividade humana tinham como destino as lixeiras ou os aterros sanitários (lixões) em áreas afastadas do centro urbano, mas com o aumento exponencial da quantidade de resíduos e da evolução tecnológica, aliado aos interesses econômicos de busca de mais matérias-primas de baixo custo o vulgarmente designado LIXO começa a perder o caráter pejorativo do nome e passa a ser considerado como resíduo passível de ser reaproveitado.                        .                       .
Com as tecnologias atuais apenas uma ínfima parte dos resíduos urbanos não são passíveis de reaproveitamento, sendo direcionado para unidades de eliminação dos mesmos, normalmente aterros sanitários. .
Felizmente a maior parte dos mesmos podem ser destinados ao reaproveitamento, quer seja reciclagem ou outros tipos de reaproveitamento, logo, a Coleta Seletiva tem como objetivo a separação dos resíduos urbanos pelas suas propriedades e pelo destino que lhes pode ser dado, com o intuito de tornar mais fácil e eficiente sua recuperação.                                                                                                                                                                                                                        .
Assim, pretende-se resolver os problemas de acumulação de lixo nos centros. urbanos e reintegrar os mesmos no ciclo industrial, o que trás vantagens ambientais e econômicas. Os pontos onde são depositados para a recolha são denominados de lixões 'ou Eco-Pontos. Estes podem oferecer vários de tipos de coletores, de acordo com as especificidades dos resíduos da zona e das respostas de tratamento existentes pela entidade que procede ao seu encaminhamento para os centros de valorização.

CORES PADRONIZADAS DAS LATAS DE LIXO (Conforme Resolução do CONAMA nº275, de 19/06/2001)
AZUL - papel ou papelão
AMARELO - metal
VERDE - vidro
VERMELHO - plástico
MARROM - orgânico
LARANJA - resíduos perigosos
PRETO madeira                .
CINZA - resíduos gerais não recicláveis ou misturados ou contaminados não passível de separação.
ROXO radioativo
BRANCO – resíduos  ambulatórias e de serviço de saúde.


Postado por Samile  1º J

Nenhum comentário:

Postar um comentário