quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO NORDESTE DO BRASIL E SUAS REPERCUSSÕES NA COMUNIDADE RURAL DE MIRANDAS, CARAÚBAS/RN.

 A gestão descentralizada dos recursos hídricos necessita de um contínuo processo educativo objetivando a participação ativa e comprometida dos cidadãos nas mais diversas esferas de decisão. Este trabalho apresenta a experiência em Educação Ambiental em uma comunidade rural do município de Caraúbas, estado do Rio Grande do Norte, recentemente abastecida por água de boa qualidade resultado do Projeto Água Subterrânea no Nordeste do Brasil (PROASNE). As ações educativas foram  desenvolvidas na comunidade e nas escolas da localidade buscando sensibilizar a população envolvida sobre a questão da água no semi-árido brasileiro, bem como das problemáticas ambientais da comunidade de um modo geral.

PROJETO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS PARA O NORDESTE DO BRASIL (PROASNE)
O Projeto de Águas Subterrâneas para o Nordeste do Brasil  tem como parceiros oficiais a Canadian International Developement Agency (CIDA), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais (CPRM), a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), a Comunidade Solidária.  Como parceiros informais tem a Companhia de águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, Secretaria de Recursos Hídricos (SERHID), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre outras.
O projeto envolve dois principais aspectos: o geológico e o social em três estados do nordeste do Brasil: Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.  O Rio Grande do Norte possui duas áreas pilotos: um na bacia sedimentar e outro no solo cristalino. O projeto que estamos inseridos faz parte da formação Açu aflorante na borda sul da bacia potiguar. No aspecto geológico, o projeto envolve uma pesquisa numa área sedimentar com aproximadamente 90 Km de extensão  por 15 Km de largura e abrange aspecto geológicos, hidrogeológicos, geofísicos e hidroquímicos.  
Os objetivos finais do estudo é de estabelecer um modelo hidrogeológico conceitual e de fluxo subterrâneo, uma conhecimento melhor das características físico-químicas da água, além de otimizar as condições de exploração de poços existentes e futuros, através de uma simulação de exploração do Aqüífero, proporcionando com isto  uma extração sustentável dos recursos hídricos subterrâneos.   
Em relação ao aspecto social, o projeto tem como finalidade a melhoria da qualidade de vida dos habitantes do Nordeste do Brasil afetados pela seca, através do desenvolvimento dos recursos de águas subterrâneas da região, proporcionando um acréscimo durável no fornecimento regular de água de boa qualidade.

 

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE

A Educação Ambiental tem sido colocada como importante ferramenta para o processo de mudança de comportamento do homem como também eficaz no despertar de uma evolução racional. A compreensão da questão ambiental deve romper as visões particularizadas e fragmentadas da realidade que, ao invés de elucidar, mascaram as causas da temática ambiental e levam a adoção de soluções equivocadas ao meio ambiente.
A educação ambiental realiza-se através de dois principais tipos de processos que podemos chamar de Educação Ambiental Formal e  Educação Ambiental não Formal. Por Educação Ambiental Formal compreendemos aquela que é realizada no âmbito da rede de ensino regular, através da atuação curricular. Tanto o planejamento quanto a execução de currículos tem como  objetivo a interdisciplinariedade, envolvendo atividades de ensino regular, extra-classe, núcleos de estudos ambientais onde participam professores, estudantes e funcionários da comunidade escolar.
A Educação Ambiental Não Formal, entretanto, opera através de programas direcionados para os aspectos bem definidos da realidade social e ambiental da localidade. Usa meios multivariados. Tem a função de informar e formar. Desta maneira, atua sobre e com a comunidade desenvolvendo ações na área da educação, comunicação, extensão e cultura. Tem ainda propósitos informativos para o esclarecimento e orientação de questões de ordem tecnológica, social e ambiental.
Desta maneira, a população envolvida necessita ter uma visão crítica da realidade da qual está inserida, identificando as causas e conseqüências dos problemas ambientais, estabelecendo um elo entre os fatores sócio-econômicos, políticos e culturais tanto à nível local, como à nível regional, nacional e transnacional.
O compromisso da Educação Ambiental é  com o novo projeto civilizatório, com a ética da promoção da vida, exigindo reflexões e ações a respeito das desigualdades, da pobreza, da exclusão da grande maioria ao acesso a bens e serviços, e das práticas e das relações de consumo. Uma das principais finalidades da educação ambiental viabilizar ações de transformação da sociedade embasadas em princípios de justiça, equidade, democracia, e sustentabilidade (Júnior, 2000).
A educação pode ser compreendida como uma estratégia de caráter social que possibilita aos indivíduos exercitar a criatividade e a desenvolverem suas capacidades, preparando-os ao pleno exercício da solidariedade na realização de ações comuns (Júnior, 2000).

Por Artur Santana

domingo, 19 de setembro de 2010

Lixo-o que fazer?

A produção de resíduos é inerente à condição humana. Cada pessoa produz cerca de 300 quilos por ano e como um processo inexorável, tornou-se um problema de difícil resposta, que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?
O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos...
Papel: de 3 a 6 meses;
Pano: de 6 meses a 1 ano;
Filtro de cigarro: 5 anos;
Chiclete: 5 anos;
Madeira pintada: 13 anos;
Nylon: mais de 30 anos;
Plástico: mais de 100 anos;
Metal: mais de 100 anos;
Borracha: tempo indeterminado;
Vidro: 1 milhão de anos.
Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção redu
zindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.
O que pode ser feito:
A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Separando os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser coletado é muito menor.
Embalagens: ao comprar qualquer produto, não utilize várias embalagens (caixa + sacolinha + embrulho + sacolão + fitinha + etc). Não desperdice!
Reciclagem – uma alternativa
Cerca de 50% de todo material descartado como lixo pode ser recuperado como matéria-prima, sendo reutilizado na fabricação de um novo produto.
Quando pensamos na questão do lixo, o mais difícil de equacionar, e o que vai demandar maior pesquisa, é a destinação. Afinal de que adianta separar se não conhecemos o processo como um todo? Para onde vai o nosso lixo depois que o lixeiro passa? Há alternativas? O que fazer com o lixo separado? As alternativas de destinação atuais são ambientalmente satisfatórias? Como poderia melhorar? O que eu posso fazer? Essas são as perguntas que precedem qualquer iniciativa relativa a lixo. Elas devem ser o fio condutor tanto de um trabalho escolar quanto de uma proposta de logística. Afinal, se queremos participar devemos conhecer a fundo o processo de nossa cidade. Essas perguntas nos instrumentalizam para a mudança com os pés no chão.
Não existem respostas universais. Dessa forma, não existe um sistema de coleta seletiva que possa ser considerado universal e aplicável a toda e qualquer situação. Cada caso é um caso, cada cidade tem a sua peculiaridade e as questões condicionantes devem ser minuciosamente estudadas antes de escolhermos este ou aquele desenho de logística de coleta seletiva.
Precisamos estar preparados para os 4 fatores: quantidade, qualidade, freqüência e forma de pagamento; leis de mercado que muitas vezes inviabilizam a continuidade do programa de coleta seletiva.
No Rio de Janeiro, depois de uma urbanização promovida pela COMLURB, vieram a funcionar, embaixo de viadutos, as sedes das Cooperativas de Catadores de Lixo que são 15 no total.
Os Catadores juntam papel, plástico, alumínio (latas), ferro e vidro preferencialmente, vendendo-os para os consumidores de lixo selecionado que o usam como matéria prima, como fábricas de vidro, de latas, de plástico, etc...
Os Catadores só estão autorizados pela COMLURB a catar o lixo separado que encontram nas calçadas, nos dias da coleta regular, seguindo logo atrás do caminhão, para evitar que seja deixado lixo reciclável diariamente nas calçadas.
Isso ajudou por um lado, mas complicou por outro, pois a população desejosa em colaborar para a reciclagem de lixo e de separar o lixo para os Catadores Cooperativos, só podem ajudá-los levando para o viaduto mais próximo o lixo separado. Transportar o seu lixo reciclável é o que todos os países civilizados fazem, porém o fazem a pé, já que existem pontos de recolhimento, principalmente de vidro, em cada esquina.
Atualmente a Cooperativa da Barra consegue juntar 250 toneladas mensais, com uma meta de recolher 400 toneladas de lixo reciclável. Além disso, eles estão requisitando doação de carros velhos pois na Barra, devido às longas distâncias, recolher o lixo reciclável apenas com os carrinhos de mão se faz quase impossível.
Se você trabalha em um escritório que produz grande quantidade de lixo papel, por exemplo, ligue para a Cooperativa mais próxima para ver se é possível combinar uma freqüência de recolhimento.

Por:Carolina Menezes 



PM 175 anos: Educação Ambiental atende mais de 24 mil alunos de todo o estado

Campo Grande (MS) – Existente desde 1992 em todo Mato Grosso do Sul, o projeto de Educação Ambiental é prioridade para que haja a diminuição de infrações ambientais em todos os municípios do Estado. Considerado o carro-chefe da atuação preventiva da Polícia Ambiental, o núcleo de Educação Ambiental (Neam) atende mais de 30 mil alunos da Rede Pública e Privada onde estão fixadas as 22 subunidades da PMA.
         O projeto de Educação Ambiental da PMA atende, só na Capital, este ano, cerca de 50 alunos da Rede Municipal, Estadual e Particular. Em outros seis municípios e o projeto atende mais de 500 crianças e adolescentes. Já no ano passado, o Núcleo de Educação Ambiental atendeu 24.553 crianças e adolescentes.
          Histórico
         O Núcleo de Educação Ambiental da PMA  ministra palestras e oferece oficinas educativas para crianças e adolescentes visando a conscientização das próximas gerações. Criado há 18 anos, antigamente o Núcleo de Educação Ambiental se limitava apenas a realizar palestras esporadicamente, além de produzir banners e fotografias com informações sobre legislações ambientais.
        A partir de 1998, a Polícia Militar Ambiental começou a desenvolver palestras em todos municípios onde está fixada uma unidade da Polícia Ambiental. As palestras nas escolas são realizadas de uma forma bem descontraída. Um policial biólogo utiliza a atenção despertada pelos alunos com a exposição de animais empalhados para abordar temas como: fauna, tráfico de animais silvestres e educação ambiental.
       Para o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da PMA, Ccpitão Ednilson Queiroz, essa vertente de educar crianças e adolescentes é a grande arma para a diminuição de crimes e infrações ambientais: “Realizando este trabalho educacional com crianças e jovens de forma intensa, certamente vamos diminuir as infrações ambientais do futuro”, observa o coordenador.
         Atividades e Oficinas
         O núcleo prepara oficinas e atividades principalmente para a Semana do Meio Ambiente em junho, Semana da Árvore em setembro e Semana da Polícia Militar Ambiental em março.
       Para estas atividades semanais alusivas a essas datas comemorativas, o Núcleo de Educação Ambiental da PMA oferece cinco oficinas: plantio de mudas nativas, reciclagem de papel, visitação ao museu de animais e peixes empalhados, exposição de serpentário e apresentação de teatro de fantoches. Além dessas atividades, os alunos realizam limpeza na Lagoa Itatiaia na Capital.
      Já no interior do Estado, dentre as 22 subunidades, em Dourados há um projeto denominado Labirinto Ambiental, que consiste em um local lúdico onde as crianças se deparam com todos os temas ambientais. Dentre essas atividades, em todos os municípios são realizadas cinco oficinas que utilizam folders educativos que informam sobre reciclagem de papel, economia de energia, ciclo da água, cadeia alimentar e desmatamento ilegal.
       Uma das atividades desenvolvidas pela PMA é a taxidermia, realizada pelos policias da corporação. Taxidermia, sinônimo de “empalhar”, consite no empalhamento de animais vertebrados. A taxidermia é realizada pelos próprios policiais com animais atropelados e mortos no Centro de Reabilitação de Animais Sivestres (Cras).
       Utilizada para fins de conservação de animais que podem ser utilizados na composição de coleções didáticas, científicas em museus de história natural, a taxidermia permite que os alunos conheçam os animais da fauna brasileira, sua anatomia e fisiologia, entre outros.

          Projeto Florestinha

       Outro projeto desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental da PMA é o Projeto Florestinha. Existente desde 1992, o projeto inicialmente existia somente em Campo Grande, abrangendo 40 crianças. Já em 1998, em parceria com a prefeitura e outros órgãos, a PMA pôde implantá-lo em mais quatro municípios do Estado: Corumbá, Três Lagoas, Bataguassu e Bonito. 
         Os jovens frequentam a escola na parte da manhã e durante a tarde participam de atividades pedagógicas no projeto. “Lá eles recebem reforço escolar, aulas de teatro, aprendem a reciclar e aprendem sobre o meio ambiente através de estudos com a fauna e a flora do Parque das Matas do Segredo, onde o projeto é desenvolvido”, afirma o coordenador.
        Outra ação desenvolvida no Projeto Florestinha é o encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho. Através de uma parceria com o Instituto Mirim de Campo Grande e a Cidade dos Meninos, alguns jovens que atingem a idade máxima para frequentar o projeto são encaminhados para as instituições parceiras, onde recebem qualificação profissional e são inseridos no mercado.

Por:Carolina Menezes









 


Semana de educação ambiental na Rocinha

O Trabalho Social do PAC e o Qualificar, Núcleo de Responsabilidade Social da Acadêmicos da Rocinha, realizam a Semana de Educação Ambiental na Rocinha para alunos da rede pública de ensino da região e do entorno. A Semana de Educação Ambiental, que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de setembro, em dois horários, das 9h às 13h e  das 14h às 17h, abordará o tema da sustentabilidade em diversas atividades como ecoteatro, oficinas de garrafa pet, vídeos e debates sobre meio ambiente, atração musical, palestras, painel de ideias e uma exposição dos produtos produzidos pelos participantes durante as oficinas.

Além disso, o Projeto Arte Cidadã, patrocinado pela Petrobras, realizará oficinas de reaproveitamento de materiais para a produção de objetos que possam viabilizar a geração de trabalho e renda para mais de 1000 jovens participantes. A proposta do evento é conscientizar os jovens e chamar a atenção para a importância da preservação do planeta, através de ações simples que podem ser adotadas em casa, no trabalho, na escola e em todos os ambientes em que convivemos.

No último dia, o evento, que estará aberto para a visitação da comunidade, contará com uma exposição de todos os produtos produzidos pelos participantes das oficinas práticas de garrafa pet e geração de trabalho e renda.



Por:Gabriela Moreira

Disney Channel Ajudando a Preservação :D

No Canal Disney Channel(muito conhecida por seus seriados,filmes de desenhos como a Hannah Montana e o Mickie), os atores estão fazendo videos promovendo ação a favor do Meio Ambiente, como não deixar a torneira aberta por muito tempo e etc ....

Este é o site :
http://amigostransformandoomundo.disney.com.br/

E um dos videos que passa na progamação do Canal:
http://www.youtube.com/watch?v=fMJJQ4GAjS4&feature=related


Tem falando TUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUDO sobre Meio ambiente é bem legal meeeesmo!

Acesse e curta toodo o conteudo que tem falando sobre ambiente .

Por: MÉRCIA VITÓRIA

Meio Ambiente .

O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:
  • Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural sem uma massiva intervenção humana, incluindo toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
  • Recursos e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo, que não se originam de atividades humanas.
O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas e componentes que foram fortemente influenciados pelo homem.

Postado Por : Tailane Baldoino

Poluição Sonora !

Poluição Sonora
QUANDO e Como Ocorre : 
A Poluição Sonora Ocorre Num QUANDO Determinado Ambiente Altera o som A condição normal de Audição . Embora ELA Não se acumule nenhuma Meio Ambiente , Como Outros Tipos de Poluição , Vários Causa Danos AO Corpo e à Qualidade de Vida das Pessoas .
O Ruído É O Que Mais COLABORA Para a Existência da Poluição Sonora. ELE É provocado Pelo som excessivo das Indústrias , canteiros de obras , Meios de Transporte, áreas de recreação , etc Estes ruídos provocam Efeitos Negativos Para o Sistema auditivo das Pessoas , Além de Alterações comportamentais e Provocar Orgânicas .

A OMS ( Organização Mundial de Saúde ) considera hum som Que Ficar em Desen Até 50 dB ( decibéis - Unidade de Medida do som ) para Não Causar prejuízos AO Ser Humano . A partir de 50 db , OS Efeitos Negativos Começam . Problemas podem ocorrer ALGUNS Uma Curto Prazo , outros levam anos serem notados n º .

Efeitos Negativos da Poluição Sonora nd saúde dos Seres Humanos :
· Insônia ( Dificuldade de dormir );
· Estresse
· Depressão
· Perda de Audição
· agressividade
· Perda de Atenção e Concentração
· Perda de Memória
· Dores de Cabeça
· Aumento da Pressão arterial
· Cansaço
· Gastrite e úlcera
· Queda de Rendimento Escolar e Não Trabalho
· Surdez ( em casos de Exposição à Níveis altíssimos de Ruído )

Recomendações Importantes :
Para evitar OS Efeitos nocivos da Poluição Sonora e importante : evitar Locais com Muito barulho , escutar música Num volume de baixo para médio; Não Ficar sem Protetor auricular em Locais de Trabalho com Muito Ruído ; escutar um pé homem ou mp3 player Numérico volume Baixo, nao Locais gritar em Fechados , com Locais evitar aglomeração de Pessoas conversando , Ficar Longe das Caixas acústicas nsa Mostra de fechar Rocha e As Janelas do Veículo em Locais de Trânsito barulhento .

Curiosidade :
Nível de Ruído provocado (aproximadamente - em decibéis )
- Torneira gotejando (20 db)
- música baixa (40 db)
- conversa tranquila (40-50 db)
- restaurante com Movimento (70 db)
- Secador de Cabelo (90 db)
- CAMINHÃO (100 db)
- britadeira (110 db)
- Buzina de Automóvel (110 db)
- Turbina de Avião (130 db)
- Show musical , proximo Como Caixas de som (acima de 130 db)
- tiro de arma de fogo Próximo (140 db)
Voce Sabia ?
- É comemorado em 7 de maio o Dia do Silêncio .
- Para MEDIR o Nível de Ruído Ambiente Num Determinado , os técnicos utilizam SO SO UM chamado decibelímetro Aparelho .


POR : Mércia Vitória

Educação Ambiental

No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação é responsável pela educação do indivíduo e conseqüentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos. 

Conceito               
No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação é responsável pela educação do indivíduo e conseqüentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos.
A população está cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e com cenários urbanos perdendo desta maneira, a relação natural que tinham com a terra e suas culturas. Os cenários, tipo shopping center, passam a ser normais na vida dos jovens e os valores relacionados com a natureza não tem mais pontos de referência na atual sociedade moderna.
A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais.
Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.
Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.
Diego Duarte

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sustentabilidade & Educação Ambiental






   Sustentabilidade é uma forma de pensamento sistêmico , relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
   A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:



- ecologicamente correto;
- economicamente viável;

- socialmente justo; e
- culturalmente aceito.




Um exemplo real de comunidades humanas que praticam a sustentabilidade em todos níveis são as ECOVILAS .




A Sustentabilidade e a Estratégia das Organizações



A ideia de "Sustentabilidade" começa a adquirir contornos de vantagem competitiva, em interação com os temas de gestão, no sentido de serem organizadas cadeias de sentido, e não só de valor, numa orientação que garanta a sobrevivência e o crescimento da organização, a longo prazo. Essa ideia, permitiu a segmentação de alguns mercados, nomeadamente o da energia, com o surgimento das energias renováveis. A sustentabilidade, criou esta vantagem competitiva, numa clara inovação do mercado, em contexto internacional. Investir de uma forma “ética”, e sustentável, é uma motivação do futuro mercado SRI (Social Responsibility Initiative). Este conceito, está intimamente relacionado com o da responsabilidade social das organizações. É por isso, fundamental, de acordo com M. Porter, construir uma só estratégia, pois refere que “normalmente as companhias têm uma estratégia económica e um estratégia de responsabilidade social, e o que elas devem ter é uma estratégia só”. A ideia da sustentabilidade, como estratégia de aquisição de vantagem competitiva, por parte das empresas, é refletida, de uma forma expressamente declarada, na elaboração do que as empresas classificam como “Relatório de Sustentabilidade”. Uma consciência sustentável, por parte das organizações, pode significar uma vantagem competitiva, se a mesma for encarada, em primeira mão, como uma componente de uma só estratégia da organização, tal como defende Porter, e não como “algo” que concorre, à parte, com “a estratégia” da organização, como fazendo parte da política de imagem ou de comunicação.





A Sustentabilidade das Organizações Educativas



  A sustentabilidade é uma palavra consideravelmente recente, relativamente ao sistema educacional, e tem vindo a alcançar significados muito diversificados na sociedade e cultura atual. Do latim, este termo origina-se da palavra “sustentare”, que encaminha para noções como: comportar, resguardar, auxiliar, colaborar, segurar, preservar em bom estado, fazer frente a, suportar.
Nas análises institucionais, o próprio conceito esteve quase sempre muito demarcado ao aspecto econômico, em particular no que se refere à dimensão financeira das organizações.
   Durante muito tempo se considerou a sustentabilidade, como associada à viabilidade econômica das organizações e por muito tempo, a sustentabilidade de organizações sociais também esteve relacionada à eficiência econômica, e esta, por sua vez associada à captação de meios e recursos. Neste panorama, a sustentabilidade é atingida por meio da combinação das fontes de financiamento.
    Este conceito tem evoluído desde a década de 1980, ascendendo de maneira clara e precisa, sobre a compreensão das organizações. A organização deve se adaptar às mudanças para ser sustentável, tendo em conta também aspectos referentes à cultura e à transformação das organizações. Se as necessidades sociais se vão modificando e moldando, as organizações devem auxiliar e acompanhar estas transformações para continuar a levar em conta o seu propósito social.
   As instituições de ensino superior sustentável, procuram investir na qualidade da aprendizagem dos seus alunos, pois tem sob sua responsabilidade organizar e intervir na transmissão dos conhecimentos. A formação e a qualificação consagradas por ela, devem estar intimamente relacionadas com a realidade social, que se torna complexa, de uma forma gradual, e torna-se fundamental, aos novos profissionais, o crescimento de uma capacidade de resposta ativa, comunicativa, ponderada e autônoma.








SOCIEDADE SUSTENTÁVEL






Sociedade Sustentável lembra-nos a responsabilidade de transmitirmos aos nossos filhos e netos um mundo com oportunidades iguais as que herdamos.
  De acordo com Capra (2002), não precisamos inventar comunidades humanas sustentáveis a partir do zero, e sim modelá-las seguindo os ecossistemas da natureza, que são as comunidades sustentáveis de plantas, animais e microrganismos. Uma vez que a característica mais marcante da biosfera consiste em sua habilidade para sustentar a vida, uma comunidade humana sustentável deve ser planejada de modo que, suas formas de vida, negócios, economia, estruturas físicas e tecnologias não venham a interferir com a habilidade inerente à Natureza ou àsustentação da vida.
   O tema da sustentabilidade confronta-se com o paradigma da "sociedade de risco". Isso implica a necessidade de se multiplicarem as práticas sociais baseadas no fortalecimento do direito ao acesso à informação e à educação ambiental em uma perspectiva integradora. E também demanda aumentar o poder das iniciativas baseadas na premissa de que um maior acesso à informação e transparência na administração dos problemas ambientais urbanos pode implicar a reorganização do poder e da autoridade. Existe, portanto, a necessidade de incrementar os meios de informação e o acesso a eles, bem como o papel indutivo do poder público nos conteúdos educacionais, como caminhos possíveis para alterar o quadro atual de degradação socioambiental. Trata-se de promover o crescimento da consciência ambiental, expandindo a possibilidade de a população participar em um nível mais alto no processo decisório, como uma forma de fortalecer sua co-responsabilidade na fiscalização e no controle dos agentes de degradação ambiental.






EDUCAÇÃO SUSTÉNTAVEL






A educação ambiental ou, como posso dizer, a educação sustentável é definida segundo Dias (1992, pág. 92) como um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do meio ambiente e adquirem os conhecimentos, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os tomam aptos a agir individual e coletivamente para resolver problemas ambientais presentes e futuros. E continua ainda o autor... "se caracteriza por incorporar as dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas e éticas, o que significa que ao tratar de qualquer problema ambiental, deve-se considerar todas as dimensões."
 Diante desta problemática posso destacar aqui um dos principais objetivos no que diz respeito à educação sustentável: proporcionar a toda a sociedade a consciência de se adotar comportamentos e atitudes ambientalmente adequadas, possibilitando o desenvolvimento de estratégias que estejam voltadas para a construção de uma sociedade sustentável, ou seja, estabelecendo padrões que proporcione uma melhor qualidade de vida.











Por : Maisa Brito

quinta-feira, 9 de setembro de 2010



                         Para onde vai o lixo?

Você já parou para pensar sobre quanto lixo é produzido, por dia, na sua casa?

            Será que o seu lixo é também o meu lixo?

             


                                              Joga isso fora, é lixo!
Quantas vezes já ouvimos alguém dizer isso? Lixo da rua, de casa, de comércio, de hospital... Todos falam sobre o lixo: a televisão, os jornais, a escola. Mas afinal, o que é lixo?
Se você observar tudo que jogamos fora todos os dias chegará à conclusão de que lixo é tudo aquilo que consideramos inútil, indesejável ou descartável, ou seja, tudo aquilo que já não nos servem mais. Mas será que tudo que não serve mais para você também não serve para mim?
Basta prestar atenção em tudo o que acontece ao nosso redor para ver que nem sempre o que é considerado lixo para uma pessoa é inútil para outra. Muitas pessoas produzem roupas e peças artesanais a partir de retalhos de tecido, ou enfeites natalinos e poltronas com garrafas pet. A Pastoral da Criança, por exemplo, aproveita cascas de alguns alimentos para salvar a vida de muitas crianças com a multi-mistura. É só usar a imaginação e o conhecimento que muita coisa, que é considerada lixo, se transforma em novos produtos úteis para a sociedade. O lixo é um dos grandes problemas ambientais da atualidade. Enquanto a população do planeta cresceu 18% no período de 1970 a 1990, a produção de lixo aumentou 25% nesse mesmo tempo.

                     CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE O LIXO
Estima-se que o Brasil produz 240.000 toneladas de lixo por dia. O que fazer com tanto lixo? Primeiro é preciso reconhecer e separar lixo do que não é lixo e com isso podemos até aumentar a renda familiar além de conservar o meio ambiente. Mas para isso, vamos conhecer um pouco mais sobre o lixo.
Entende-se por lixo todo e qualquer resíduo sólido resultante das atividades do homem na sociedade. Dependendo de sua origem, o lixo pode ser classificado como:

LIXO
DOMICILIAR: Gerado basicamente nas residências, constitui-se de restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais e revistas, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis, etc.

LIXO
COMERCIAL: Gerado pelos diferentes segmentos do setor comercial e de serviços, tais como: supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares, restaurantes, etc. O lixo destes estabelecimentos é composto principalmente por papéis, plásticos, restos de alimentos e embalagens diversas.

LIXO
INDUSTRIAL: Originado nas atividades dos diversos ramos da indústria, podendo ser constituído por cinzas, lodos, resíduos alcalinos ou ácidos, papéis, plásticos, metais, vidros e cerâmica, borracha, madeira, etc.

LIXO
HOSPITALAR: Produzido em hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, clínicas veterinárias, postos de saúde, etc. Constitui-se de agulhas, seringas, gazes, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de cultura, fotográficos de raios X, etc.

LIXO PÚBLICO: Originado nos serviços de limpeza pública, incluindo limpeza de vias públicas, repartições públicas, escolas, limpeza de áreas de feiras livres, praias, terrenos, córregos, etc.

LIXO ESPECIAL: Composto principalmente por resíduos da construção civil, tais como restos de obras e demolições; por animais mortos e restos das atividades agrícolas e da pecuária, como embalagens de agro-químicos e adubos; restos de colheita; ração, etc.

No Brasil, a geração de lixo per capita varia de acordo com o porte populacional do município. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), elaborada pelo IBGE em 2000, a geração per capita de resíduos no Brasil varia entre 450 e 700 gramas para os municípios com população inferior a 200 mil habitantes e entre 700 a 1.200 gramas em municípios com população superior a 200 mil habitantes.

                                                 
                                       PARA ONDE VAI O LIXO?
São centenas de milhares de toneladas de lixo produzidos diariamente no Brasil e grande parte desse lixo é depositado em lixões a céu aberto, normalmente afastado dos centros urbanos.
Quando o lixo é depositado sem nenhuma medida de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública, o resultado é o intenso mau cheiro e a disseminação de doenças graves transmitidas por moscas, mosquitos, baratas e ratos, além da contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas.
Segundo dados do IBGE de 2000, em cerca de 71,5% das cidades brasileiras com serviço de limpeza urbana, o lixo é depositado em lixões a céu aberto. Uma pesquisa encomendada pela Unicef em 1998 revela ainda que há lixões em: 26% das capitais brasileiras, 73% dos municípios com mais de 50 mil habitantes e 70% dos municípios com menos de 50 mil habitantes. E, praticamente em todos esses lixões existem pessoas trabalhando, incluindo crianças.

                                                    QUE PAÍS É ESSE?
O poema escrito por Manuel Bandeira retrata a situação de muitos brasileiros que vivem em condições de miséria e retiram seu sustento do lixo.
Segundo dados do Unicef, em 1998 existiam cerca de 45 mil crianças e adolescentes vivendo e trabalhando nos lixões espalhados pelo país. De acordo com o documento do Ministério do Meio ambiente: criança, catador, cidadão – experiência de gestão participativa do lixo, Unicef, 1999, “muitas das crianças nascidas no lixão são filhas de pais que também nasceram ali”. São meninos e meninas, com diferentes idades, que são expostos aos perigos dos movimentos de caminhões e de máquinas, à poeira, ao fogo, aos objetos cortantes e contaminados e aos alimentos podres, ajudando seus pais a selecionar embalagens, jornais e papelões. Muitas dessas crianças estão desnutridas e doentes ficando sujeitas, ainda, a acidentes e outros problemas como abuso sexual, gravidez precoce e uso de drogas. Grande parte dessas crianças em idade escolar – cerca de 30% – nunca foram à escola. O lixo é sua sala de aula, seu parque de diversões, sua alimentação e sua fonte de renda. Ganham de R$ 1,00 a R$ 6,00, por dia, mas o trabalho que fazem é fundamental para contribuir com a renda de suas famílias.

O BICHO
“Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os
detritos.
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O bicho, meu Deus,
Era um homem.

.                QUANTO MAIS RICO, MAIOR A PRODUÇÃO DE LIXO.
Você já reparou na quantidade de lixo que se acumula na lata de lixo da sua casa, nos fins de semana? Por dia, calcula-se que cada brasileiro produza 1 quilo de lixo por dia, portanto, uma pessoa que vive 70 anos poderá produzir, ao longo de sua vida, até 25 toneladas de detritos.
O lixo é um indicador curioso de desenvolvimento de um país. Quanto mais desenvolvido, maior quantidade de lixo produzido.
Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, Abrelpe, o brasileiro passou a produzir muito mais lixo depois do Plano Real. A cidade de Salvador teve um aumento de 40% na coleta de detritos. Em São Paulo, o crescimento foi de 13%. Os cariocas, assim como os curitibanos, jogaram 22% mais coisas fora. Mas, ainda estamos longe dos americanos com seus inacreditáveis 3 quilos por pessoa/dia. Em geral, os países mais desenvolvidos produzem mais lixo domiciliar per capita (quilos por dia). Veja a tabela a seguir:

PAÍSES QUILOS PER CAPITA/ DIA
EUA 3,2
ITÁLIA 1,5
HOLANDA 1,3
JAPÃO 1,1
BRASIL 1
GRÉCIA 0,8
PORTUGAL 0,6

Mas o lixo não é visto como um problema em todos os países. Nos Estados Unidos a indústria de reciclagem do lixo fatura aproximadamente 120 bilhões de dólares por ano. Em Nova York são aplicadas multas de até 300 dólares para o cidadão que não faz a triagem em casa separando papéis, latas, plásticos e vidros. Em Madri, capital da Espanha, 50.000 habitantes recebem energia elétrica gerada a partir da reciclagem do lixo. O sistema transforma montanhas de detritos em gás metano. Esse gás vai para uma minitermelétrica que faz a conversão para eletricidade. No Japão não há lixões, parte dos detritos é colocado e enviado para países vizinhos que cobram pelo serviço. No Brasil o problema vem sendo enfrentado de forma inadequada e improvisada.

NA NATUREZA NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA.
Essa frase foi dita pelo cientista francês Antoine Laurent Lavoisier (1743- 1794), que após vários experimentos anunciou a Lei da Conservação das Massas usando métodos quantitativos na pesquisa química.
O lixo orgânico também passa por várias transformações químicas e, quando submetido à ação de bactérias, em alta temperatura, se transforma em dois subprodutos: um é o adubo natural e o outro é o gás metano (CH4), que pode ser usado como combustível em usinas termoelétricas.
A quantidade de gás metano, produzido pela compostagem de todo lixo orgânico brasileiro, seria suficiente para alimentar uma usina de 2000 megawatts, a usina nuclear de Angra I, por exemplo, tem capacidade de 657 megawatts. Uma usina termoelétrica, como essa, produziria em um ano 3,6 billhões de reais em energia. E jogamos fora todo esse dinheiro no lixo. Só 0,9% do lixo brasileiro é destinado às usinas de compostagem.
A reação de combustão do gás metano (CH4) ocorre quando este interage com o gás oxigênio (O2), tendo como principal produto a formação de gás carbônico (CO2) e água (H2O). Esta reação é chamada de reação completa. No entanto, é importante salientar que a combustão do gás metano (CH4) pode não ser completa, ou seja, é possível ocorrer à formação de outros produtos além de gás carbônico (CO2) e água (H2O). Nesse caso, dizemos que ocorreram reações incompletas, tais como: a formação de monóxido de carbono (CO) e água (H2O) ou a formação de carbono (C) e água (H2O).
Na reação de combustão é liberada uma grande quantidade de energia (na
forma de luz e calor), que possui várias aplicações: iluminação, funcionamento de motores, aquecimento da água em caldeiras, produção de energia elétrica, etc.
Consideremos em nosso estudo apenas a combustão completa do metano que pode ser representada pela seguinte equação química:
                                        CH4(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g)
Tendo como pressuposto a Lei de Conservação das Massas, pode-se afirmar que, em uma reação química, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação. Na reação acima o gás metano reage com o oxigênio produzindo gás carbônico e liberando água. Mas, quanto de gás metano reage com o gás oxigênio?
Considerando que a matéria é formada por átomos, quando ocorre uma reação química, o princípio de Lavoisier ou lei de conservação das massas garante que o número de átomos envolvido nos reagentes deve ser o mesmo presente nos produtos formados.
Uma forma de a equação química representar a conservação da matéria é por meio do balanceamento químico da reação, ou seja, um mecanismo utilizado para garantir que em ambos os lados da equação química o número de átomos seja o mesmo.
O balanceamento de uma reação química pode ser realizado de algumas formas, uma delas é utilizando o processo de resolução de SISTEMA DE EQUAÇÕES. Nesse sentido, a equação que representa a combustão completa do gás metano pode ser escrita da seguinte forma: xCH4 + yO2 → zCO2 + tH2O, ou seja, x moléculas de gás metano, reagem com y moléculas de oxigênio e liberam z moléculas de gás carbônico e t moléculas de água.

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                                     RECICLAGEM: UMA DAS SOLUÇÕES
Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção. Como? Reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.
Há alguns anos pensava-se que o problema do lixo seria resolvido com a reciclagem. Hoje sabemos que a reciclagem é apenas uma das soluções e que se faz necessário um Gerenciamento Integrado do Lixo, o que envolve o uso racional e associado das seguintes opções: redução do lixo gerado, aterros sanitários, incineração com recuperação de energia, compostagem e reciclagem.
Quando você compra um produto numa embalagem de papel, de vidro, de plástico ou de metal, pode ser que ele, um dia já tenha sido jogado fora como lixo.
A reciclagem é o processo que permite o reaproveitar desses materiais que serão transformados em novos objetos. Mas por que reciclar? Apresentamos algumas razões:
- Diminuímos a quantidade de lixo e, portanto, reduzimos os problemas trazidos por ele como a necessidade de espaço nos aterros sanitários entre outros.
- Poupamos dinheiro, pois obter plástico, papel, vidro ou metal a partir de matéria prima natural custa mais do que reaproveitar o que já existe.
- Economizamos energia, pois gasta-se menos energia na reciclagem do que na obtenção a partir de fontes naturais.
- Conservamos os recursos naturais, como as árvores (usadas para fabricar papel), o petróleo (matéria prima para os plásticos) e os minérios (que permitem obter metais).

                                     LIXO: UM OSSO DURO DE ROER
Um dos maiores problemas dos centros urbanos, em relação ao lixo produzido, refere-se ao seu destino. O tempo necessário para decomposição do lixo no ambiente é muito longo. Veja na tabela a seguir o tempo que cada material demora para se decompor.

ALUMÍNIO 200 a 500 anos
CHICLETES 5 anos
EMBALAGENS LONGA VIDA Até 100 anos (alumínio)
EMBALAGENS PET Mais de 100 anos
FILTROS DE CIGARROS 5 anos
PAPEL E PAPELÃO Cerca de 6 meses
PNEUS Indeterminado
VIDROS Indeterminado
PILHAS Até 500 anos

           

Todos nós podemos colaborar para diminuir os problemas causados pelo destino incorreto do lixo e, conhecer os problemas é o primeiro passo para buscar possíveis soluções. Separar o lixo para reciclagem é apenas uma das soluções, mas é uma atitude que devemos exercitar todos os dias começando pela nossa casa.
Procure pensar a respeito dos problemas ambientais, provocados pelo acúmulo de lixo, e tentar encontrar soluções para preservar o meio ambiente. E esteja certo de que seus atos farão muita diferença para preservar nosso planeta.



Aluno: Luis Miguel Lima Silva .`.